quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

As meninas dos meus Olhos...

Foto: T Carlos

Tenho uma profunda relação de carinho e respeito com as escolas do grupo de acesso, as que desfilam sábado e terça feira de carnaval. Na minha opinião lá está o verdadeiro carnaval que não vejo a muito tempo no grupo especial: Um carnaval de paixão, garra, luta e muito samba no pé, que supera todos os tipos de dificuldades: sejam elas financeiras e estruturais, mas que quando a sirene soa e o presidente dá o seu grito de guerra convocando a comunidade, essas dificuldades são meros detalhes que não desmerecem o espetáculo que elas apresentam hoje. Muita criativade na nova safra de carnavalescos trazem muitas vezes soluções baratas e de maior impacto visual que muitas escolas grandes. Assisto desfiles desde os 10 anos de idade, lembro até hoje a primeira vez que fui ao sambódromo. Era uma terça-feira de carnaval de 1990 que assisti uma emergente Acadêmicos da Rocinha levar o campeonato, mas um desfile que ficou na minha lembrança foi a GRES União de Rocha Miranda homenageando Chico Mendes; uma parte do seu refrão canto até hoje sem saber a parte seguinte, ("ole ole ole, ole ole olá, mangueira chore defensor de Xapurí"...)
Listei abaixo os meu desfiles memoráveis, que de 1990 pra cá abrilhantam e engrandecem esse espetáculo do povo. Já assisti desfiles com arquibancada vazia, chuva torrencial, de camarote..."boca boa", de frisa, escola que atrasou-se rsrsrs...
O que me alegra hoje é ver que esse grupo que defila sábado aspira grande, cresceu em atitude...Que essa luta por um carnaval de primeira atraiu o público que gosta de samba, o povão que desde a manchete acabou, odiava ficar em casa assistindo os desfiles das escolas de SP ou pelo fato do ingressos do grupo especial estarem nas alturas, se contentar nos dias de desfile a ficar vendo na Av Presidente vargas os carros alegóricos, sem nenhuma caixa de som ou telão para torcer por sua escola de coração. Os desfiles com ingressos a R$ 15,00 foram lotando e lotando cada vez mais as arquibancadas. A imprensa de uma maneira geral, tirando a plin-plin, foi aos poucos deixando de lado os esteriótipos de escolas pobres, blocos que desfilam na sapucaí e outros adjetivos xulos. Sempre assisti os desfiles com o meu pai e o meu tio e já pela manhã de domingo na Presidente Vargas vendo as alegorias enormes do grupo especial chegarem na concentração filosofavamos: " Se essas escolas se organizarem, teriamos um espetáculo tão bom quanto as escolas do grupo especial; pois pra mim elas são um celeiro de bambas e novas revelações no mundo do samba. O componente de sábado é diferente...é Paixão!!!
Esse ano vi com muito bons olhos a criação da LESGA (Liga das Escolas de Samba do grupo de Acesso). Aumenta a concorrência por um bom espetáculo das entidades. A associação com certeza não vai querer que seu espetáculo de terça se perda no vazio das arquibancadas.
Desejo pra elas todo o sucesso e em especial para a LESGA a iniciativa, o carnaval só tem a ganhar. Que venha a cidade do samba II e que os preços não sejam reajustados, vai ser muito bom vê-las nos ensaios técnicos, vocês merecem.
Abraço
fabiofabiol

Nenhum comentário: