No primeiro dia do Fórum É Arte? Carnaval faz parte! os convidados estiveram muito à vontade para tratar de assuntos poucas vezes discutidos publicamente: Administração e Gestão de Carnaval, com o presidente da CAMPEMISA, José Augusto da Costa Tatagiba, Mário Roberto, da AESCRJ, Elmo José dos Santos, diretor de carnaval da LIESA, Paulo de Almeida, presidente do Conselho Fiscal da LESGA, Rita Fernandes, da SEBASTIANA, Luiz Fernando Vieira e mediação de Claudia Silva.
Várias perguntas foram encaminhadas pela plateia à mesa redonda e debatidas calorosamente. O ponto mais alto desta mesa foi à discussão sobre o critério de venda dos ingressos para frisas e camarotes, sob as exigências do Ministério Público.
Na segunda mesa redonda da noite, Edson Marcos, diretor de carnaval da LESGA e coordenador do setor de dispersão da LIESA, Coronel Celso, responsávelpela operação de controle e segurança da Passarela do Samba e Jaime Cezário, carnavalesco da Mangueira, discutiram a respeito da segurança no carnaval, enfocando tanto a segurança do folião quanto a do espectador. Luis Carlos Prestes Filho fez mediação do tema, dando informações valorosas a respeito de sua pesquisa, recém-lançada em livro, sobre a economia da cultura no Brasil. A plateia interessou-se pelo ineditismo do debate, fazendo perguntas que contribuíram para o clima de integração do Fórum.
O Fórum É Arte? Carnaval faz parte! continua amanhã, às 14h, com mesa-redonda com Mãe Beata , Milton Cunha, Luis Reznik e Rachel Valença, mediada por Lília Gutman.
Em seguida, a mesa Arquitetos do Carnaval apresentará Mauro Quintaes, Ricardo Lopes, José Antônio Rodrigues e Samuel Abrantes, mediados por Gustavo Mello. E, ainda no dia 16, a mesa A Beleza da Dança do Samba apresentará o tema da comissão de frente, das musas, madrinhas de bateria e passistas. Vale conferir!
O Fórum acontece até o dia 17 de dezembro, na sala Sidney Miller, Rua da Imprensa , 16 Centro, e tem entrada gratuita.



Nenhum comentário:
Postar um comentário