domingo, 27 de setembro de 2009

O enredo da Rocinha, na opinião dos homenagiados

Muito boa essa reportagem extraída do blog da cidade de Nhamudá. A paixão pelo Samba atravessa fronteiras e chega a diversas culturas desse nosso país.



NHAMUDÁ, NA MARQUÊS DE SAPUCAÍ EM 2010.


Mito das Ykamiabas deve conquistar o povo do Rio de Janeiro, do Brasil e o Mundo.


É com alegrias que levo ao conhecimento de toda a comunidade nhamundaense, que a marca registrada, Nhamundá, a partir de 2010, estará sendo conhecida nos quatro cantos do mundo.


A Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha, por seu carnavalesco Senhor, Fábio Ricardo, elegeu o mito das Ykamiabas, como tema para o carnaval 2010.



Com o objetivo de divulgar o município de Nhamundá, sempre procuramos editar nesse espaço, histórias, estórias, crônicas, contos, lendas e demais acontecimentos.


Em março e abril próximo passado veiculamos dezenas de pôsteres nesse espaço, sobre as Ykamiabas – As Amazonas-. Alguns textos redigi. Além dos meus, constam nos arquivos desse Blog, os artigos devidamente assinados pela escritora, Regina Melo, que também, tratam sobre as Ykamiabas, e foram bem aceitos por todos os leitores.


Chegou ao nosso conhecimento que o carnavalesco acima citado vem realizando as devidas pesquisas para colocar o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha, cuja bandeira a ser defendida na passarela mundial do carnaval será, a lenda das Ykamiabas.


Diante do fato, registramos o evento com alegrias, sendo motivo de orgulho a todos os nhamundaenses.



O acontecimento deve ter uma atenção toda especial, por parte do Senhor, Tomaz de Souza Pontes, Prefeito Municipal de Nhamundá, secretário de turismo, e demais assessores, pois, é a marca registrada de um povo que estará sendo veiculado pela mídia nacional e internacional. Serão milhões de pessoas assistindo ao desfile carnavalesco mais esperado do planeta em 2010.


Assim, é de bom tamanho, as autoridades municipais vestirem a camisa, tomar a iniciativa e fazer o devido contato com o carnavalesco e colocarem a disposição os arquivos históricos do município, para que aquele senhor consiga fazer o melhor.


Falar das Ykamiabas é discorrer sobre as guerreiras Amazonas, que, por conseguinte é retratar e reproduzir as origens e grande parte da história do Município de Nhamundá.


É Nhamundá para o mundo ver!


Conheço a obra, Ykamiabas – Filhas da Lua, Mulheres da Terra, os personagens em tela se passam e compõe o todo nhamundaense. Uma narrativa belíssima que retrata as localidades mais exóticas do município.


Ao que sei, além da obra da escritora, Regina Melo, o carnavalesco Fábio Ricardo, fez diversas pesquisas em Sites da região, e com certeza esse humilde espaço deve ter recebido sua visita o que nos deixa feliz, afinal, não buscamos glorias e muito menos recompensas financeiras, e sim, exclusivamente retirar o município do anonimato.


Temos muita certeza que será uma apresentação diferenciada, marcante, inovadora, uma vez que, a escritora retrata o outro lado da história das Ykamiabas, que, ainda não foi contada, razão do sucesso da tiragem de milhares de exemplares por seu editor, editora Travessia-ano 2004.


No carnaval 2009, a Escola de Samba, Acadêmicos da Rocinha integrou o Grupo A, foi a 7ª, escola a desfilar na Marquês de Sapucaí.


“Originaria de três blocos carnavalescos da Rocinha, a nova agremiação se apresentou pela primeira vez como escola de Samba, disputando uma vaga no grupo de acesso”.


[...] A escola teve como carnavalesco, Joãozinho Trinta, e fez uma boa apresentação, obtendo o titulo de Campeã.



Estive lendo o Enredo da Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha, para mim está patente nas entrelinhas da extraordinária apresentação, que o Carnavalesco, Fábio Ricardo, deve trabalhar outra variável quando da apresentação, ou seja, deve buscar a materialização da fascinante história das Ykamiabas, portanto, sai da mesmice de outras escolas de samba, quando elegeram um trabalho mais voltado as lendas.


Ao Carnavalesco, Fábio Ricardo, os nossos mais sinceros agradecimentos, pela oportunidade de eleger o tema Ykamiaba, para brindar o Grêmio Recreativo Escola Acadêmicos da Rocinha.


Nossas felicitações à consagrada escritora, Regina Melo, pela fantástica obra, “Ykamiabas – Filhas da Lua, Mulheres da Terra”, com votos de muito sucesso!


De parabéns todo o povo nhamundaense!


Creditos: NHAMUNDÁ, NA MARQUÊS DE SAPUCAÍ EM 2010.

Um comentário:

LISON disse...

Saudações!
Meu amigo, o seu Blog, é simplesmente...Magnífico!
É com alegrias que li a materia em tela,e me deixou muito feliz!
Sou verdadeiramente agradecido em nos prestigiar divulgando a cultura do povo nhamundaense, e gostaría de lhe dizer que somos agradecidos por sua generosidade.
Tão logo eu consiga terminar a configuração de meu template, colocarei um Link para o seu Blog, para que possamos acompanhar as notícias da capital mundial do carnaval.
Estaremos sempre a sua disposição!
Abraços!
LISON.