terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Noticias - Lelio Fagundes

Fogueira da polêmica

Carro da Porto da Pedra trará um Papa 'queimando' hereges

Um carro alegórico da Porto da Pedra voltou a acirrar os ânimos entre o Carnaval carioca e a Igreja. O Tigre de São Gonçalo trará a fogueira da Inquisição cercada por estátuas que representam um Papa, seis cardeais, oito bispos e quatro hereges.

A alegoria, que faz parte do enredo "Não me proíbam criar, pois preciso curiar! Sou o país do futuro e tenho muito a inventar!" - de Max Lopes -, lembrará cientistas condenados à morte pelo tribunal da Igreja no Renascimento, por contrariar as leis vistas sob a ótica católica. "Não vejo problema. É História e não estou preocupado porque o assunto está carnavalizado. Não é para ofender ninguém", defende-se Max.
*******************************************

Beija-Flor vai lutar pelo tri dando banho em suas rivais

Com enredo sobre o hábito de se lavar, escola bicampeã levará 13 mil litros de água para a Avenida entre fontes, chafarizes e cascatas

A Beija-Flor de Nilópolis quer, literalmente, dar um banho na Avenida - e nas concorrentes, é claro - no próximo Carnaval. Na busca pelo terceiro tricampeonato, a escola, que tem como tema de enredo o banho, levará para Passarela do Samba 13.300 litros de água. O aguaceiro está dividido entre chafarizes, fontes, águas dançantes, cascatas, chuveiros e até canhões de água, que vão fazer chover na Sapucaí. Das oito alegorias, cinco carregam reservatórios reforçados.

"Não estamos usando água por usar. No nosso enredo cabe", destaca o carnavalesco Alexandre Louzada (foto), que desenvolve o tema com Fran-Sérgio, Ubiratan Silva e Laíla, também diretor de Carnaval e de Harmonia da escola.
*************************************************
Palestra e exposição relembram Paulo da Portela 60 anos após a sua morte

Você gosta de carnaval? De samba? De cultura popular? Então, venha participar de um bate-papo sobre a importância de Paulo Benjamim de Oliveira, o Paulo da Portela (1901-1949) na história da cidade do Rio de Janeiro.

Nesta quinta feira, dia 29, às 18h30, uma comissão de portelenses e pesquisadores vai iniciar a celebração pelos 60 anos da morte de Paulo da Portela, com uma palestra proferida pela pesquisadora e um das biógrafas do sambista, Marilia Trindade Barboza, no auditório Instituto do Carnaval da Faculdade Estácio de Sá, localizado no antigo prédio da TELERJ (à Av. Presidente Vargas, 2560 - Praça Onze).
*****************************************
O corpo de Tia Doca foi enterrado no final da tarde desta segunda-feira, no Cemitério de Irajá. Dezenas de portelenses e sambistas participaram da última homenagem à pastora que faleceu neste domingo, aos 76 anos, após sofrer um infarto. Desde cedo, o corpo foi velado na quadra da Portela, em Madureira. Personalidades como Paulinho da Viola, Monarco, Zé Luiz do Império e Marquinhos Santana fizeram coro em músicas como 'Mas quem disse que eu te esqueço?' e 'Adeus de um poeta' durante a cerimônia .
fonte: Jornais do RJ

Nenhum comentário: